7 found
Order:
  1.  9
    Nervura do real: imanência e liberdade em Espinosa.Marilena de Souza Chauí - 1999 - [São Paulo, Brazil]: Companhia das Letras.
    A tradição judaico-cristã crê na existência de um ser supremo transcendente que, por um ato de vontade, cria o mundo e os seres humanos, dando a estes o livre-arbítrio para escolher entre o bem e o mal. QUando Espinosa (1632-77) afirma: "Deus, ou seja, a Natureza", ele subverte essa crença. DEmonstra que o ser absoluto é imanente ao universo e que todas as coisas são efeitos necessários de sua ação.SÃo inúmeras as interpretações da obra de Espinosa; alguns consideram até que, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   16 citations  
  2.  10
    Contra a servidão voluntária.Marilena de Souza Chauí - 2013 - São Paulo, SP: Editora Fundação Perseu Abramo.
    O poder político da amizade -- Amizade, recusa do servir -- Contra a servidão voluntária -- Ter medo deles -- Servidão voluntária ou o mau encontro -- Contra o Um, contra o Estado : o contradiscurso de Clastres e de La Boétie -- Fundamentos teológico-jurídicos da escravidão como servidão voluntária -- Introdução a O direito à preguiça, de Paul Lafargue -- A filosofia como modo de vida e de pensar--entrevista.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    Filósofas.Marilena de Souza Chauí, Juliana Aggio, Sílvia Faustino, Carolina Araújo & Laurenio Sombra (eds.) - 2021 - Curitiba, PR: Kotter Editorial.
  4.  6
    Marilena Chaui: pensamento, afetos e análise da obra.Marilena de Souza Chauí & Daysi Bregantini (eds.) - 2020 - São Paulo, Brasil: Cult Editora.
  5. O que é ser educador hoje.Marilena de Souza Chauí - 1982 - In Carlos Rodrigues Brandão & Encontro Nacional de Supervisores de Educação (eds.), O Educador, vida e morte: escritos sobre uma espécie em perigo. Graal.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. O que é ideologia.Marilena de Souza Chauí - 1980 - São Paulo, Brasil (01042, Rua Barão de Itapetininga, 93/99, São Paulo, Brasil): Brasiliense.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  4
    Desordem e processo: estudos sobre o direito em homenagem a Roberto Lyra Filho, na ocasião de seu 60o. aniversário, com um posfácio explicativo do homenageado.Roberto Lyra Filho, Doreodó Araujo Lyra & Marilena de Souza Chauí (eds.) - 1986 - Porto Alegre: S.A. Fabris Editor.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark